quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia Mundial da Doença de Alzheimer



O dia 21 de Setembro é voltado para movimentos solidários e de conscientização sobre a Doença de Alzheimer, uma demência senil considerada um dos problemas neurológicos que mais afeta a população mundial.

Conhecida como o “Mal do Século”, a demência do tipo Alzheimer afeta cerca de 40% da população acima dos 80 anos. Com a melhora da expectativa de vida e longevidade, a cada dia temos mais pessoas idosas. Paralelo a esse fato, o numero de profissionais especialistas em geriatria e gerontologia é absolutamente insuficiente. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria o Brasil tem um geriatra para cada cinco mil idosos e o recomendável, seria um para cada mil. Vale lembrar que o país ganha todo ano, quase 800 mil idosos e a maioria não tem acesso a um especialista. Embora o percentual de pessoas idosas afetadas pela doença seja alto, ele não reflete o real numero de pessoas com diagnóstico correto e em tratamento, infelizmente.

A demência de Alzheimer é uma doença degenerativa que ainda tem sua causa desconhecida e é incurável até o momento, embora muitas pesquisas estejam acontecendo em todo mundo, porém quando o tratamento é iniciado precocemente, pode minimizar o desenvolvimento e consequentemente seus sintomas e agravamento.

O diagnóstico da doença de Alzheimer enfrenta uma série de desafios: preconceito, desconhecimento, escassez de profissionais especializados nesta área de conhecimento, dificultam não só o diagnóstico como também a procura pelo serviço de saúde e por fim a adesão ao tratamento. Grande percentual da população brasileira ainda tem o entendimento que a procura por um serviço de saúde está ligado a sinais e sintomas físicos como a dor e a febre. Sinais como tontura, labilidade emocional, falta de concentração, desinteresse, inapetência, quando manifestados em pessoas idosas, geralmente são justifica dos como sendo próprios desta faixa etária. O diagnóstico correto permite o tratamento assertivo e pessoa idosa necessita não apenas de atendimento médico e sim de ser assistida por equipe profissional especializada com a visão ampliada preconizada para a atenção a essa parcela da população.

O Dia Mundial da Doença de Alzheimer objetiva divulgar sinais e sintomas da doença para que profissionais e a sociedade recebam e troquem informações procurando minimizar todas as dificuldades na convivência com os portadores da patologia.


Claudia Simao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Através das relações intergeracionais e a reconstrução do Estado do Bem-Estar
Social no Brasil, nos parâmetros de uma sociedade contemporânea, ressaltando, não somente a QV (Qualidade de Vida), mas vínculos que devem serem formados, através de uma rede , que visa uma proposta nova para o empreendedor, família , sociedade levando-se em consideração o envelhecimento populacional através de uma visão holística.
A CUIDARE ofereçe, portanto, os Seminários, Fóruns, Palestras , Cursos , enfim ; que estão ligados às demandas da nossa população brasileira, levando-se em consideração esse foco, numa visão mundial .

CONFIRA , PARTICIPE E DÊ SUGESTÕES.


A CUIDARE OFEREÇE SEUS TRABALHOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

ENTRE EM CONTATO!

OBRIGADA,

Cláudia Simão