quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia Mundial da Doença de Alzheimer



O dia 21 de Setembro é voltado para movimentos solidários e de conscientização sobre a Doença de Alzheimer, uma demência senil considerada um dos problemas neurológicos que mais afeta a população mundial.

Conhecida como o “Mal do Século”, a demência do tipo Alzheimer afeta cerca de 40% da população acima dos 80 anos. Com a melhora da expectativa de vida e longevidade, a cada dia temos mais pessoas idosas. Paralelo a esse fato, o numero de profissionais especialistas em geriatria e gerontologia é absolutamente insuficiente. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria o Brasil tem um geriatra para cada cinco mil idosos e o recomendável, seria um para cada mil. Vale lembrar que o país ganha todo ano, quase 800 mil idosos e a maioria não tem acesso a um especialista. Embora o percentual de pessoas idosas afetadas pela doença seja alto, ele não reflete o real numero de pessoas com diagnóstico correto e em tratamento, infelizmente.

A demência de Alzheimer é uma doença degenerativa que ainda tem sua causa desconhecida e é incurável até o momento, embora muitas pesquisas estejam acontecendo em todo mundo, porém quando o tratamento é iniciado precocemente, pode minimizar o desenvolvimento e consequentemente seus sintomas e agravamento.

O diagnóstico da doença de Alzheimer enfrenta uma série de desafios: preconceito, desconhecimento, escassez de profissionais especializados nesta área de conhecimento, dificultam não só o diagnóstico como também a procura pelo serviço de saúde e por fim a adesão ao tratamento. Grande percentual da população brasileira ainda tem o entendimento que a procura por um serviço de saúde está ligado a sinais e sintomas físicos como a dor e a febre. Sinais como tontura, labilidade emocional, falta de concentração, desinteresse, inapetência, quando manifestados em pessoas idosas, geralmente são justifica dos como sendo próprios desta faixa etária. O diagnóstico correto permite o tratamento assertivo e pessoa idosa necessita não apenas de atendimento médico e sim de ser assistida por equipe profissional especializada com a visão ampliada preconizada para a atenção a essa parcela da população.

O Dia Mundial da Doença de Alzheimer objetiva divulgar sinais e sintomas da doença para que profissionais e a sociedade recebam e troquem informações procurando minimizar todas as dificuldades na convivência com os portadores da patologia.


Claudia Simao

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CUIDAR... MISSÃO AMAR!

O verbo cuidar em português denota atenção, cautela, desvelo, zelo. Assume ainda características de sinônimo de palavras como imaginar, meditar, empregar atenção ou prevenir-se. Porém representa mais que um momento de atenção. É na realidade uma atitude de preocupação, ocupação, responsabilização e envolvimento afetivo com o ser cuidado .Como uma atitude e característica primeira do ser humano, o cuidado revela a natureza humana e a maneira mais concreta de ser humano. Sem o cuidado, o homem deixa de ser humano desestrutura-se, definha, perde o sentido e morre. Se ao longo da vida não fizer com cuidado tudo o que empreender, acaba por prejudicar a si mesmo e por destruir o que estiver a sua volta (BOFF, 1999).Segundo o mesmo autor o cuidado apenas aparece quando a existência de alguém adquire significado para nós. Nesse sentido, passamos a cuidar, participar do destino do outro, de suas buscas, sofrimentos e sucessos.O cuidado por sua própria natureza possui dois significados que se inter-relacionam, por ser uma atitude de atenção e solicitude para com o outro, ao mesmo tempo em que representa preocupação e inquietação, pois o cuidador se sente envolvido afetivamente e ligado ao outro.experiências de saúde, doença, vida e morte. O ato de zelar por alguém só existe quando é sentido, vivido, experienciado. Isto envolve respeitar ao outro e a si mesmo como ser humano e também como profissional  . Diante dessa verdade, para que a atmosfera de cuidado ocorra de forma verdadeira e acolhedora, é mister que a intenção do cuidador fique clara, ou melhor, seja demonstrada genuinamente por palavras e ações. Esta ação é repleta de sensibilidade delicadeza, solidariedade e profissionalismo, pois, deve excluir preconceitos de qualquer ordem e utilizar a relação interpessoal como base entre seres humanos.Para nos envolvermos dessa maneira é necessário um preparo emocional do profissional que irá, conseqüentemente, se expor e se colocar como ferramenta de trabalho. Outro aspecto fundamental nesse processo é a disponibilidade do enfermeiro para entender e lidar com a “pessoa inteira”, uma vez que para isso ele se coloca diante da sua própria existência (ESPERIDIÃO & MUNARI, 2000; ESPERIDIÃO et al., 2002; SHIRATORI et al., 2003).Vale ressaltar ainda que o processo de cuidar não deve se pautar somente na identificação dos sinais e sintomas clínicos da doença, mas nas modificações que ocorrem na estrutura dos seres humanos as quais abalam a sua totalidade. A compreensão desses aspectos é fundamental para o reconhecimento do conceito e do significado de cuidar para o profissional de saúde, pois “a tarefa de cuidar é um dever humano. Cuidamos porque queremos ser mais felizes, plenos e para alcançarmos a felicidade é fundamental que cuidemos bem de nós mesmos e dos outros. A condição humana é tão frágil como efêmera, requer equilíbrio e constantes cuidados pessoais, sociais e ambientais” (MARTINS, 2003).


Claudia Simao
Através das relações intergeracionais e a reconstrução do Estado do Bem-Estar
Social no Brasil, nos parâmetros de uma sociedade contemporânea, ressaltando, não somente a QV (Qualidade de Vida), mas vínculos que devem serem formados, através de uma rede , que visa uma proposta nova para o empreendedor, família , sociedade levando-se em consideração o envelhecimento populacional através de uma visão holística.
A CUIDARE ofereçe, portanto, os Seminários, Fóruns, Palestras , Cursos , enfim ; que estão ligados às demandas da nossa população brasileira, levando-se em consideração esse foco, numa visão mundial .

CONFIRA , PARTICIPE E DÊ SUGESTÕES.


A CUIDARE OFEREÇE SEUS TRABALHOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

ENTRE EM CONTATO!

OBRIGADA,

Cláudia Simão