quarta-feira, 8 de junho de 2011

A importância do Trabalho em Equipe...

COMUNICAÇÃO, fator chave de sucesso em qualquer organização! O trabalho em equipe requer nivelamento de informações para que todos caminhem na mesma direção.

Vamos fazer uma comparação: - Você já cantou em coral? Um grupo coral tem que ter harmonia. É básico. Lógico que há os cantores solos, que no seu momento, por razões da sua habilidade, destacam-se da equipe de cantores, mas em seguida ao solo retornam à harmonia necessária ao conjunto para o melhor resultado e sob o comando de um maestro. Os cantores solos não podem destacar-se quando o solicitado é a harmonia de vozes. Destoaria o conjunto e prejudicaria o resultado geral. Todos têm sua contribuição. Você já ouviu a contribuição importante dos cantores que fazem a segunda voz? Pois é!

Este é um ponto importante no trabalho em equipe. Lógico que em uma equipe as pessoas não são iguais. Até porque uma das contribuições fundamentais das equipes é a riqueza das diferenças. Temos que ter opiniões diferentes, baseadas nas diferentes experiências, formações e pontos de vista. É a contribuição da diversidade, “pedra de toque” do melhor resultado. Uma equipe também existe para contestar posições estabelecidas. Nelson Rodrigues já dizia “a unanimidade é burra!”.

E hoje, uma exigência tem contribuído significativamente para fortalecer a necessidade do trabalho em equipe. Refiro-me à exigência atual de novos conhecimentos das mais diferentes especialidades que as novas tecnologias tem solicitado. Ninguém poderia acumular, sozinho, todas as áreas de conhecimento necessárias para o melhor atendimento das nossas necessidades atuais. 

Dependemos de uma equipe como nunca jamais aconteceu. 

Portanto, vamos aprender!




Sucesso...




Claudia Simão
10 DICAS PARA SER UM  EMPREENDEDOR
  
Nunca como hoje, as empresas precisaram de verdadeiros “empreendedores”. Cada funcionário deve ter a atitude e comportamentos de “dono do negócio” e as empresas de sucesso são aquelas que tem em seus quadros verdadeiros “empreendedores”.
Até mesmo as universidades vêm discutindo como formar empreendedores em todas as áreas do conhecimento. Isso se deve ao fato de que mesmo como pesquisador, professor, cientista, se a pessoa não tiver espírito empreendedor dificilmente vencerá nos dias de hoje.
Com as empresas enxugando seus quadros, terceirizando seus serviços, o profissional moderno deve ter igualmente uma perspectiva de ser auto-empregado e portanto ser a cada dia mais empreendedor de suas próprias capacidades.
Uma das coisas que mais me perguntam nos programas de televisão ou durante cursos e atividades de consultoria é quais as reais características de um empreendedor e como formar ou transformar alguém em empreendedor.

Quais as principais características de um "empreendedor"? Aqui vão elas:
  1. Boas idéias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade, isto é, implementar as idéias. A maioria das pessoas fica apenas na "boa idéia" e não passa para a ação. O empreendedor passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem;
  2. Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um empreendedor!
  3. O empreendedor é aquele que consegue escolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer;
  4. O empreendedor tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possíveis;
  5. O empreendedor tem uma tenacidade  incrível. Ele não desiste!
  6. O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de auto-confiança;
  7. O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e segue em frente;
  8. O empreendedor faz uso de sua imaginação. Ele imagina-se sempre vencedor;
  9. O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Tem, na cabeça,  várias alternativas para vencer;
  10. O empreendedor nunca se acha uma "vítima". Ele não fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade!
          Pense nisso. Você tem estas características? Como é o seu pessoal? Você já pensou em criar programas para desenvolver no seu pessoal o necessário espírito empreendedor para enfrentar os desafios deste final de século?


terça-feira, 7 de junho de 2011


Dicas, inverno.


Dicas, inverno.
Segredinho da vovó.
Com a chegada do frio,esta é a época que mais ficamos com as janelas fechadas, apesar do clima seco que caracteriza a estação.
Fatores perfeitos para que os microorganismos se proliferem com mais facilidade.
Assim, é preciso estar, mais atento a limpeza.
1-Tire os cobertores e as roupas pesadas do fundo do armário. Mesmo que você tenha malas ou recipientes específicos para guardá-los, é importante que eles “respirem” devido ao mau cheiro causado pelo excesso de poeira e pela umidade, o que ocorre principalmente quando o armário fica em lugares onde não bate sol ou próximos a banheiros.
2-Para eliminar pontos de mofo em roupas de couro, camurça, veludo ou lã, use um pano umedecido com vinagre de vinho branco. Outra alternativa é a lavagem a seco, que deve ser feita em lavanderias profissionais. Isso vale também para itens de decoraçãorevestidos com esses tecidos – boa pedida para esquentar a casa nessa época do ano.
3-Depois de higienizadas, amantas que estavam guardadas podem servir para aquecer sofás e poltronas. Vale lembrar que cores escuras absorvem mais calor.
4-Aproveite para passar um pano úmido no armário – e em toda a casa – para evitar oacúmulo de poeira e o consequente agravamento das alergias respiratóriascaracterísticas dinverno.5-Para evitar que a casa fique muito tempo fechada, uma dica é abrir as janelas enquanto você estiver fazendo a arrumação. Quanto mais tempo você deixá-las abertas, menor será a chance de proliferação dos microorganismos.
6-Recomenda-se varrer ou aspirar a casa com mais frequência durante o inverno, especialmente se ali morarem pessoas alérgicas.
7-Para evitar o ressecamento das mucosas, comum no inverno inclusive em pessoa não-alérgicas, lance mão dos umidificadores de ar.
8-Para quem teaquecedor de ar em casa, a dica é usar um pano umedecido para fazer a higienização, que deve ser semanal ou quinzenal, dependendo da quantidade de poeira a que o aparelho estiver exposto.
9-Uma boa alternativa aos cobertores são os edredonsque acumulam menos pó. Mas é importante saber que, em contato direto com a pele – e, consequentemente, com a transpiração –, eles devem ser lavados com mais frequência.
10-Lave a capa do colchão, já que a umidade característica das estações mais quentes pode ter favorecido a proliferação de microorganismos.
Fonte  www.delas.ig.com.br

Higiene do Sono


  
 Os 10 mandamentos para uma boa noite de sono
As medidas de higiene do sono são fundamentais para uma boanoite de sono.
1. Evite cafeína. O café, chá preto, chimarrão, chocolate, guaraná e refrigerantes à base de cola (Coca e Pepsi) contêm cafeína ou outras xantinas que são excitantes do sistema nervoso. Mesmo que a pessoa não perceba, o sono torna-se superficial e fragmentado. Crianças estão mais sujeitas a estes efeitos. Raramente os pais dão-se conta da relação entre o consumo de refrigerantes à noite e as dificuldades de seus filhos em relação ao sono. O efeito da cafeína pode durar 8 a 14 horas. O excesso de cafeína também gera tremores nas mãos, agrava cefaleias, dores de cabeça.

2. Largue o cigarro. A nicotina tem efeitos diversos sobre o sistema nervoso. Alguns sentem que o cigarro acalma e usam a droga como tranqüilizante. Isto é a dependência ou outra doença. A nicotina é prejudicial ao sono. Se acordar, não fume para voltar a dormir.

3.Evite álcool à noite. O álcool pode gerar um estado de sonolência, mas não favorece uma boa arquitetura do sono. Uma dose de álcool pode ajudar uma pessoa tensa a relaxar e adormecer mas o sono que se segue não é um sono normal. A respiração fica prejudicada, surgem roncos, despertares, sonhos desagradáveis. Além disso, o álcool cria dependência física e psíquica.

4. Uso racional de hipnóticos. Os comprimidos para dormir, assim como o álcool, não produzem um sono normal, viciam e perdem rapidamente o efeito. As pílulas para dormir devem ser tomadas por, no máximo, duas semanas. O uso esporádico parece ser inofensivo e pode ser até indicado.

5. Relaxe. Tente criar um ritual agradável para a hora de dormir. Tente meditação, relaxamento, oração, ou outra técnica de controle da tensão. A leitura não relacionada com trabalho ou problemas é bom hábito. Evite assuntos tensos perto da hora de dormir, evite trazer pensamentos muito apreensivos, preocupaçãoes excessivas, isto pode te manter “ligado”, em estado de alerta. Não olhe o relógio cada vez que acordar no meio da noite

6. Exercite-se. Exercícios físicos melhoram o sono, mas uma atividade física regular, atletas têm sono mais profundo. Mas se for apenas um único dia de exercício, isto pode acarretar o sono superficial. O ideal seria fazer o exercício de manhã , ou até 6 horas antes de dormir. Há pessoas que sentem-se relaxadas após um exercício físico noturno, se este for o seu caso então é possível faze-lo à noite.

7. Cuide do ambiente. Escolha um ambiente escuro, sem ruídos, evite calor e frio em excesso.  Apague todas as luzes, inclusive aquelas pequenas luzinhas oriundas de aparelhos eletrônicos, despertadores, máscaras e tampões de ouvido podem ser úteis

8. Não durma com fome
O valor de um copo de leite morno ao deitar tem base científica. O leite é rico em triptofano, que é um percursor da serotonina, uma substância envolvida no processo de sono. Sabe-se que ratos após 6 a 11 dias de dieta com poucas calorias reduzem o sono e passam o tempo procurando alimento. Foi visto, também, que pessoas com fome ou perdendo peso têm o sono da segunda metade da noite um pouco prejudicado. Nem por isso fica liberado o “assalto” à geladeira no meio da noite.

9. Faça refeições leves à noite
À partir dos 16 anos a capacidade digestiva vai diminuindo. O alimento não digerido entra em putrefação no intestino, provoca distensão do abdome, dificulta a respiração, causa roncos, apnéias e palpitações. Após certa idade, a maioria das pessoas naturalmente vão tornando as refeições da noite mais leves. Isto está correto.

10. Use a cama só para dormir
Algumas pessoas fazem da cama e do quarto de dormir um recanto para piqueniques, sala de jogos, de TV e de leitura. Isto cria hábitos desfavoráveis ao sono. Numa eventual noite de insônia não se deve permanecer na cama forçando o sono, tentando dormir. Deve-se levantar, procurar uma atividade fora da cama e só retornar quando sentir novamente sono, para dormir. O sono é um estado vital complexo. À medida que se aprende mais sobre o assunto nota-se que seria necessária a formação de hábitos de higiene do sono. Entretanto, o sentimento geral é de que o sono é um estado mágico, protegido por um “anjo da guarda” e que não necessita cuidados. Só os que sofrem com seu sono sabem quão errada é essa idéia. A prevenção de distúrbios do sono não é diferente de outras formas de prevenção. Ela exige cuidados. Assim como deve-se escovar os dentes diariamente para evitar cáries e perda de dentes, deve-se também tomar cuidados com o sono para que não se venha a desenvolver insônia e outras doenças do sono. 




"Deito-me e pego no sono, acordo, porque o Senhor me sustenta" (Salmos 3:5)
Como ter pele saudável na terceira idade

 
Você pode ter uma pele saudável, bonita e vistosa em qualquer idade!
Mas para isso é necessário adotar algumas recomendações que apesar de simples, são extremamente importantes. Para dar o primeiro passo em direção à sua nova pele, veja as dicas a seguir:
    • Use filtro solar TODOS os dias, faça chuva, faça sol... Seu uso diário ao longo da vida, pode reduzir e previnir significativamente as rugas e manchas senis!
    • Em um filtro solar procure FPS maior ou igual a 30 e proteção de largo espectro, ou seja, contra radiação UVA e UVB;
    • Atualize seus cremes e produtos para a pele. Os produtos que funcionavam bem para a sua pele quando você tinha 20 anos, frequentemente, não são mais os melhores para sua pele agora aos 40 ou 50....Vale apena pedir ajuda ao seu dermatologista nessa hora;
    • Dê à sua pele a chance que ela merece. A medida que envelhecemos, necessitamos de ajuda para que a pele continue a ter brilho, vigor, viço. Hoje em dia existem diversos tratamentos, muitos dos quais suaves e agradáveis, que ajudam muito a devolver a vida à pele. E para os casos de envelhecimento cutâneo acentuado, já existem tratamentos mais radicais e bastante eficientes, que podem dar uma diferença muito grande na aparência e saúde de sua pele. O dermatologista de sua confiança poderá ajudar-lhe a definir o que é melhor para o seu perfil;
    • Evite perfumes e fragrâncias fortes em sabonetes, desodorantes e tônicos à base de álcool e similares. Eles podem irritar a pele e deixar a aparência de pele ressecada. Prefira produtos moderadamente perfumados;
    • Faça um exame de pele preventivo, para verificar e, se for o caso, tratar cânceres de pele. Quando detectado e tratado precocemente, o câncer de pele pode, na grande e esmagadora maioria das vezes, ser plenamente curado. Só isso, por si, já vale a visita ao seu dermatologista!

    Uma dica importante: ALEGRIA, ALEGRIA!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Espiritualidade, fator de honra!


Percebemos que na atualidade o ser humano tem se voltado cada vez mais para si, para o seu interior, devido a um enorme contexto, onde diversos fatores têm suas influencias, seja de ordem social, cultural ou econômica. Entretanto tal ato de se interiorizar deve ser refletido, questionado, estudado afim de que não se caia numa alienação. Assim se dá a importância de conhecermos melhor a espiritualidade e a relação desta com o ser humano e o Divino.
É bastante difícil conceituarmos a espiritualidade, pois a mesma acaba sendo uma experiência pessoal e não um conceito universal, mas podemos aventurar algumas respostas sobre a mesma, tais como: a espiritualidade é transformação, compromisso com os pobres e oprimidos, compromisso com os valores humanos, experiência da presença Divina na vida, entregar-se a Deus, servir a Deus e a formação de um reino mais justo, humano, solidário, enfim um reino cristão. A espiritualidade humaniza o ser humano, pois sentimos as necessidade da outra pessoa humana e com isso podemos contemplar Deus no próximo. O Termo espiritualidade é um tanto difícil de ser entendido e refletido, pois o mesmo pode ser interpretado de diversas maneiras, essas interpretações são um tanto pluralista e para os Cristão essa pluralidade não existe já que o mesmo, tem um sentido e visão própria sobre espiritualidade. A palavra espiritualidade provem de espírito. Vale lembrar que espirito não possui corpo, nem nada físico, assim a pessoa espirituosa será aquela que se desapegar do físico, do corpo e se apegar a realidade espiritual, entretanto essa é uma visão Grega, que foi por nós ocidentais adquirida.
Espiritualidade também pode ser uma opção de desenvolver e praticar os valores e as virtudes humanas no reino de Deus. Podemos dizer que aquele que anuncia o reino com testemunho, é um ser virtuoso, um ser espiritual e é através desta harmonia que o ser humano encontra paz em seu interior, paz em seu coração humano.
Portanto, como vai a saúde da sua fé?
FÉ, fator fundamental para que sua espiritualidade chegue mais perto das bençãos celestiais.

SÊ TU UM INSTRUMENTO DE FÉ! TRANSBORDE NOS BRAÇOS DO PAI, EMANE VIDA E CALOR!


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/3471/1/Espiritualidade-Contemporanea/pagina1.html#ixzz1OWOoYH48

Novos arranjos familiares...

  
Antigamente  quando nossos pais nos levavam a casa  de  nossos avós , era  um dia  de festa, momento especial, quem não tem uma lembrança da  casa dos avós onde  se podia fazer tudo, ou quase  tudo !
Avós não educavam, avós mimavam! Podiam e deviam fazer  carinho em  excesso, brincadeiras,  bolo e  sorvete fora  de  hora, liberdade  e  alegria, troca  de  energia renovadora, afetividade.
Já com os  filhos o principal papel dos  avós era  passar experiência  acumulada ; um papel importante, mesmo que fosse  para ser  usada como contra-exemplo.
Novos tempos novos  papéis
Para  os  netos  fim de  festa, muitas  vezes casa  dos  avós agora  é para  fazer  lição e tomar banho,  esperar  os  pais  virem do trabalho, extensão da  própria  casa;  Para  os avós assumir responsabilidades educativas, fora  de  hora, uma  função que  não era  mais deles.
Por que isso ocorre?
Veja  bem ...
Jovens pais precisam, querem e tem a necessidade de se dedicar  inteiramente  e integralmente  as  suas  carreiras, profissão, vida  pessoal;  não podendo assumir o papel e todas as responsabilidades de pais e recorrendo a ajuda  dos avós , muitas  vezes encontramos avós provedores  das famílias  de  seus filhos, causando desconforto e conflito entre gerações.
Um problema  a  ser  superado pelos  filhos é o sentimento de  dependência, e portanto, falta  de  autonomia para  exercer  com autoridade  e  liberdade o papel que lhes  cabe como   pais.
Em contra partida a opinião dos  avós, que antes  era  levada  em consideração, perdeu sua  importância, jovens  filhos acham  seus  pais  ultrapassados, isso  pela radical transformação  do mundo, preferindo  procurar profissionais , deixando os avós,  nesta questão  em segundo plano .
Temos  ainda  mais  uma  questão a  ser  avaliada:
Os pais  tem hoje  em dia, uma  participação mais  próxima  e  efetiva nas  relações  com seus  filhos, acordam de  madrugada , trocam fraldas, alimentando e  colocando para dormir. Ótimo! Ótimo ?
Muitas  mães  por um lado gostam dessa  participação dos  maridos  na  função que  antes era exclusivamente  materna,  mas  apesar  do apoio, algumas  tem dificuldade  de  aceitar que os  maridos façam e  resolvam  as coisas  a  seu modo , surgindo ai  mais  um conflito.
Assim temos que  pensar que, pais e avós, hoje tem que  lidar  com mais  um desafio :
As novas relações  das  famílias  contemporâneas , para melhor  formar  as  novas gerações!
  
Através das relações intergeracionais e a reconstrução do Estado do Bem-Estar
Social no Brasil, nos parâmetros de uma sociedade contemporânea, ressaltando, não somente a QV (Qualidade de Vida), mas vínculos que devem serem formados, através de uma rede , que visa uma proposta nova para o empreendedor, família , sociedade levando-se em consideração o envelhecimento populacional através de uma visão holística.
A CUIDARE ofereçe, portanto, os Seminários, Fóruns, Palestras , Cursos , enfim ; que estão ligados às demandas da nossa população brasileira, levando-se em consideração esse foco, numa visão mundial .

CONFIRA , PARTICIPE E DÊ SUGESTÕES.


A CUIDARE OFEREÇE SEUS TRABALHOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

ENTRE EM CONTATO!

OBRIGADA,

Cláudia Simão