domingo, 31 de julho de 2011

Saúde e baixa umidade relativa do Ar

O termo umidade relativa do ar significa a quantidade de água na forma de vapor que existe na atmosfera no momento da aferição, e em relação ao máximo que poderia existir, naquela exata temperatura.
A umidade relativa do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início de primavera, no horário compreendido entre 12 e 16 horas. Ao contrário, ela se torna mais alta após as chuvas (devido à evaporação), em locais próximos a florestas, rios e lagos.
Os seres humanos sofrem muito com esta variação do clima. Condições clínicas pré-existentes, como asma, bronquite e outras doenças respiratórias, tendem a se agravar com a diminuição da umidade do ar.
Quem sofre com isso são as mucosas do nosso corpo. Principalmente a conjuntiva do olho e a mucosa nasal. Por isso, é aconselhável a lavagem dessas mucosas com soro fisiológico. O sangramento no nariz (epistache) é agravado quando se machuca a mucosa com o uso de dedo para limpeza da cavidade nasal, o que não é aconselhável, somente a lavagem com soro fisiológico. Um outro dia, um paciente me perguntou se a baixa umidade do ar poderia desencadear problemas dentários. A minha resposta foi que ocorreria uma tendência à secura bucal (xerostomia), com possível desencadeamento de cáries e inflamações gengivais (a saliva é um protetor natural dos dentes e gengiva, contra cárie e doença periodontal). Além disso, se não hidratarmos bebendo muito água, com certeza ficaremos com a boca seca, principalmente se estivermos fazendo tratamento com remédios para pressão alta, diabetes, depressão e problemas de coração.
Um outro fator a ser considerado é o ressecamento da pelo do nosso corpo. Existe um lubrificante natural da nossa pele (formado por ácidos graxos e outras substâncias) que deverá ser mantido nesta situação de baixa umidade do ar. Por isso, é desaconselhável o banho por mais de 10 minutos, o que poderia contribuir para remoção total desse lubrificante da pele. Além do mais, isto acarreta em economia de água, o que é muito importante nos dias de hoje.
Quanto mais baixo o nível de umidade do ar, maiores são as conseqüências danosas para o organismo. Evite a permanência em locais fechados e com muitas pessoas. É aconselhável o uso doméstico de umidificadores, baldes com água no quarto e uso nas cabeceiras das camas de toalha úmida. Algumas pessoas jogam água no chão do quarto, o que não é indicado, podendo servir de reservatório para fungos e desenvolvimento de larvas de mosquitos. Além disso, beba muita água, coma muita fruta e evite o uso de álcool e tabaco.
LMdentistas.
Dr. Alessandro Quintão Loschi (Especialista em Endodontia)
Dra. Marisa de Castro Marques (Especialista em Implantodontia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Através das relações intergeracionais e a reconstrução do Estado do Bem-Estar
Social no Brasil, nos parâmetros de uma sociedade contemporânea, ressaltando, não somente a QV (Qualidade de Vida), mas vínculos que devem serem formados, através de uma rede , que visa uma proposta nova para o empreendedor, família , sociedade levando-se em consideração o envelhecimento populacional através de uma visão holística.
A CUIDARE ofereçe, portanto, os Seminários, Fóruns, Palestras , Cursos , enfim ; que estão ligados às demandas da nossa população brasileira, levando-se em consideração esse foco, numa visão mundial .

CONFIRA , PARTICIPE E DÊ SUGESTÕES.


A CUIDARE OFEREÇE SEUS TRABALHOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

ENTRE EM CONTATO!

OBRIGADA,

Cláudia Simão