sábado, 6 de agosto de 2011

Afinal, o que é Envelhecência?


Envelhecência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a  idade adulta e a velhice. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis – físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da idade adulta e de aquisição de características que o capacitem a assumir cuidados e responsabilidades consigo, com sua família, comunidade e com o meio ambiente para o envelhecimento que se aproxima. A velhice sempre foi um temor para a maioria das pessoas, por aproximá-las da senilidade e da morte.Na verdade isso é um MITO.
Caracteriza-se por uma fase de mudança no comportamento, no estilo de vida e de aquisição de novas competências que capacitem o adulto pré-idoso para assumir outros papeis sociais e postura diante de sua vida. O corre habitualmente entre os 50 e 60 anos de vida. A Organização Mundial da Saúde define velhice como sendo o individuo que está acima dos 60 anos de vida e no Brasil o Estatuto do Idoso estabelece a velhice como sendo após os 65 anos de idade, onde o individuo é sujeito de direitos e privilégios sociais específicos.
O termo foi utilizado pela primeira vez em artigo do escritor Mário Prata no Jornal O Estado de São Paulo, em 1997, em congressos e seminários técnicos de gerontologia assim como na literatura técnica específica (livros Ame Suas Rugas Aproveite o MomentoAme Suas Rugas Pois Há Muito por Viver e Ame Todas as Suas Idades (Blumenau, Editora Nova Letra e Odorizzi, 2007, 2008 e 2010). Manuel Tosta Berlink adota também o termo no livro Psicopatologia Fundamental (São Paulo. Ed. Escuta, 2000).
O fim da envelhecência não é marcado por mudanças de ordem fisiológica, mas sobretudo de ordem sócio-cultural, como salienta a doutora Anita Liberalesco Neri.
Envelhecência e Velhice na ciência: interdisciplinaridade
A fase da envelhecência e velhice são objeto de estudo principal da gerontologia (ciência em construção, que estuda o processo do envelhecimento humano em seus múltiplos aspectos) e ainda abordado e aprofundado nas mais diferentes disciplinas - sociologiapolíticapsicologiapedagogiabiologiamedicinadireito, etc. - e apresentam assim um grande número de diferentes significados. Tais significados abrangem, por exemplo, "envelhecimento como fase do desenvolvimento individual", "velhice como obstáculo de vida" (com uma correspondente idealização dessa fase da vida) e "velhice como grupo social" que possui uma cultura própria.
Envelhecência e Velhice na psicologia do desenvolvimento
Se, do ponto de vista da psicologia do desenvolvimento, o início da envelhecência é marcado pelo fim do amadurecimento sexual (menopausa e andropausa) e inclui, entre outras coisas, a saída gradual do mercado de trabalho e o assumir do papel social .
A envelhecência não é, no entanto, uma fase homogênea. Pelo contrário, é uma fase dinâmica que, para o seu estudo, exige uma maior diferenciação.
A psicologia começa a usar o termo definindo-o como a fase onde o sujeito se vê na contingência de ter que pensar em sua velhice, ou seja, distingui-la do preconceito e do estigma que possa ser vivido com um mínimo de dignidade. Esse trabalho de pensamento é, via de regra, um esforço solitário, que pode enriquecer o mundo interno do sujeito. Envelhecência seria o processo de transformação da identidade, o encontro da alma sem idade com um corpo que envelhece. (Berlink, Manuel Tosta)
A psicologia começa a usar o termo definindo-o como a fase onde o sujeito se vê na contingência de ter que pensar em sua velhice, ou seja, distingui-la do preconceito e do estigma que possa ser vivido com um mínimo de dignidade. Esse trabalho de pensamento é, via de regra, um esforço solitário, que pode enriquecer o mundo interno do sujeito. 
Envelhecência seria o processo de transformação da identidade, o encontro da alma sem idade com um corpo que envelhece.Mas não significa que padeçe!

Claudia Simao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Através das relações intergeracionais e a reconstrução do Estado do Bem-Estar
Social no Brasil, nos parâmetros de uma sociedade contemporânea, ressaltando, não somente a QV (Qualidade de Vida), mas vínculos que devem serem formados, através de uma rede , que visa uma proposta nova para o empreendedor, família , sociedade levando-se em consideração o envelhecimento populacional através de uma visão holística.
A CUIDARE ofereçe, portanto, os Seminários, Fóruns, Palestras , Cursos , enfim ; que estão ligados às demandas da nossa população brasileira, levando-se em consideração esse foco, numa visão mundial .

CONFIRA , PARTICIPE E DÊ SUGESTÕES.


A CUIDARE OFEREÇE SEUS TRABALHOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

ENTRE EM CONTATO!

OBRIGADA,

Cláudia Simão