segunda-feira, 4 de julho de 2011

Anvisa autoriza uso de botox para combater as dores da enxaqueca

O tratamento é indicado para quem tem dor de cabeça crônica e não melhorou com nenhum outro tratamento, com outros medicamentos


 Quem sofre de enxaqueca agora pode se tratar com botox, aquela toxina usada por alguns para combater as rugas. Faz alguns dias, a anvisa autorizou o uso da substância para a enxaqueca, contra a dor de cabeça. O tratamento é indicado para quem tem dor de cabeça crônica e não melhorou com nenhum outro tratamento, com outros medicamentos. Os médicos dizem que em 80% dos casos, os sintomas melhoraram com esse tratamento.

A estudante de Jornalismo Amanda Braga Mancini já tentou de tudo: remédios, acupuntura, cuidados com a alimentação. “Queijo, requeijão, bebidas alcoólicas, manteiga, esses produtos me fazem extremamente mal”, conta a estudante de Jornalismo Amanda Braga Mancini.

Os tratamentos preventivos nunca funcionaram. “Às vezes alivia um pouco a dor, mas não que seja a solução.”, completa.

Estudos indicam que 15% da população brasileira têm enxaqueca crônica: mais de 15 dias com dor de cabeça por mês, por mais de quatro horas por dia e por pelo menos três meses. As mulheres são mais propensas. Para cada homem que sofre com a dor, três têm a doença.

Famoso pelo uso em clínicas estéticas, o botox agora surge como uma alternativa de tratamento para a enxaqueca. O uso foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O efeito do botox na enxaqueca ocorre por um relaxamento muscular e por um desligamento do efeito do nervo em cima do músculo. A aplicação vai ser feita na região da testa e temporal, e na região posterior, da nuca e na cervical”, explica Mário Peres, neurologista do Albert Einstein e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A fotógrafa Dora Mendes, que convive com a enxaqueca desde que tinha 14 anos, testou o botox. As dores no ombro e no pescoço sumiram na semana seguinte, mas recentemente os sinais da doença reapareceram, ainda assim, ela está confiante.

“A enxaqueca não tem cura, isso ninguém nunca me prometeu, era só mais um tratamento preventivo e era outra opção que eu tinha. Então acredito bastante que eu vá ter resultados positivos com o botox”, diz Dora.

Em 80% dos casos, o efeito do botox começa a aparecer em uma semana e pode durar até seis meses, mas a médica avisa: ‘é um tratamento, não uma promessa de cura’. “É muito otimismo achar que o botox vai criar os pacientes crônicos. Ele pode melhorar muito a qualidade de vida deles, mas não é 100% e não são todos os pacientes que vão se beneficiar desse tratamento”, diz a neurologista Célia Roesler.

A aplicação do botox para o tratamento de enxaqueca tem sido bem tolerada pelos pacientes, que não relataram efeitos colaterais graves. Os médicos fazem um alerta: ‘as aplicações dessas substâncias devem ser feitas por médicos e não em clínicas de estética’.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Através das relações intergeracionais e a reconstrução do Estado do Bem-Estar
Social no Brasil, nos parâmetros de uma sociedade contemporânea, ressaltando, não somente a QV (Qualidade de Vida), mas vínculos que devem serem formados, através de uma rede , que visa uma proposta nova para o empreendedor, família , sociedade levando-se em consideração o envelhecimento populacional através de uma visão holística.
A CUIDARE ofereçe, portanto, os Seminários, Fóruns, Palestras , Cursos , enfim ; que estão ligados às demandas da nossa população brasileira, levando-se em consideração esse foco, numa visão mundial .

CONFIRA , PARTICIPE E DÊ SUGESTÕES.


A CUIDARE OFEREÇE SEUS TRABALHOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

ENTRE EM CONTATO!

OBRIGADA,

Cláudia Simão